Operadoras comemoram: Brasileiros reduzem o uso de chamadas de voz pelo WhatsApp
- Reducom | Consultoria
- 9 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2020

Sabemos que as operadoras de telefonia móvel tem se esforçado para estimular cada vez mais o uso de seus serviços de voz, atraindo clientes com tarifas únicas que incluem até mesmo chamadas para telecoms diferentes.
Oi, TIM e Claro (acorda né, VIVO?) já adotam essa estratégia há quase dois anos, e pelo visto, ela está começando a surtir efeito.
Uma pesquisa recente sobre mensageiros instantâneos no Brasil realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box mostraram que as chamadas de voz via WhatsApp tiveram uma queda de 65% para 56% desde janeiro, com redução na proporção de usuários ativos mensais.
A queda no uso de chamadas VoIP é resultado de ofertas melhores não só nos planos pós-pagos mas também nos pré-pagos (a maioria esmagadora das linhas), onde a tarifa única começou a ser implementada a partir do mês de julho.
Tendo dito isso, se esse mesmo modelo de negócios for adotado por outras operadoras de telefonia móvel, é capaz da popularidade das chamadas de voz no WhatsApp cair ainda mas nos próximos meses, tornando o 'efeito colateral' da chegada desses novos planos ainda mais evidente.
Para estimular ainda mais o uso dos serviços de voz, algumas operadoras como, por exemplo, a TIM e a VIVO já oferecem chamadas via VoLTE (Voice Over LTE), que assim como o próprio nome já diz, utilizam a rede 4G para realizar chamadas, reduzindo não só os gastos do cliente como também melhorando consideravelmente a qualidade das chamadas.
Apesar da queda na popularidade, o WhatsApp continua reinando absoluto como o mensageiro mais popular do Brasil, estando presente em 95% dos smartphones, superando a popularidade de apps como o Facebook Messenger (78%) e Telegram (14%).
Além disso, quase todas as pessoas que tem WhatsApp (97%, para ser mais exato) o utilizam diariamente, enquanto para o Messenger e Telegram as estatísticas são de respectivamente 65% e 51% de usuários diários ativos.
Mais informações sobre a pesquisa envolvendo os mensageiros instantâneos e SMS no Brasil podem ser acessadas através do site do Panorama Mobile Time.
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